Viagem com bebês

Dicas para viagem de avião com a família

Procure voos que interfiram o menos possível na rotina do bebê. Os noturnos são melhores para as jornadas mais longas.

Os voos sem escala são preferíveis na maior parte das vezes, já que haverá menos chance de incômodo no ouvido do bebê durante a subida e a descida (algo bastante comum de acontecer). A vantagem também é não ter que se preocupar de novo com malas e longas movimentações dentro de aeroportos.

Dependendo do temperamento da criança, no entanto, algumas famílias optam por escalas. Assim, têm uma certa mudança de ambiente e a possibilidade de esticar as pernas e gastar energia. Se tiver condições, você pode até aproveitar para conhecer um destino diferente e ficar alguns dias na cidade da escala.

Ao fazer a reserva da passagem, informe que viajará com uma criança e pergunte se a companhia oferece refeições infantis no caso de seu filho já comer alimentos sólidos.

No caso de bebês com menos de 6 meses, peça para reservar uma espécie de cestinho que se acopla à parede da aeronave para a criança dormir. Avise a companhia aérea o peso de seu filho para verificar se ele ainda pode usar esse cestinho. Se o seu filho for maior, você terá que optar entre segurá-lo no colo ou comprar um assento separado para ele (em muitos aviões você conseguirá encaixar a cadeirinha do carro no assento, para o bebê ficar mais confortável).

Se viajar de classe econômica, tente marcar com antecedência os assentos da primeira fila ou os do meio, diante de paredes de repartição (conhecidas como bulkhead). Esses lugares propiciam mais espaço para as pernas e eventuais trocas de fraldas ou roupas do bebê. Leia nosso artigo sobre quais são os melhores assentos.

Prepare-se para os atrasos e tenha sempre na mala de mão algumas alternativas de lanchinhos, mamadeiras ou copinhos, roupas, fraldas e lenços umedecidos.

Alguma coisa para a criança beber também será oportuno para o momento da decolagem e da aterrissagem, quando a sucção e o ato de engolir ajudam a aliviar a pressão no ouvido.

Não dê medicamentos para provocar sono, já que eles podem acabar tendo o efeito inverso.

Se seu filho já for maior, leve brinquedos com que ele não tenha brincado recentemente, como blocos de montar, para surpreendê-lo e distraí-lo durante o voo. Você também pode embalar alguns brinquedos para realmente despertar a atenção! E você não imagina a diferença que faz o fato de eles estarem embrulhados.

Se o avião não estiver cheio, peça à aeromoça para ocupar uma fileira vazia.

Em alguns aeroportos do Brasil, há carrinhos elétricos para ajudar no transporte entre os portões mais distantes. Alguns aeroportos do mundo dispõem também de trens ou algo como um metrô para ajudar na movimentação entre as áreas de embarque.

Fonte: BabyCenter

Categorias

Nosso WhatsApp